yuri franklin dos santos rodrigues
Projetos de Pesquisa
É tão bom dançar toré com os praiás
Descrição: Localizado territorialmente na zona rural do município de Pariconha, no alto Sertão de Alagoas, o povo indígena Jiripankó tem sua história permeada por múltiplos processos de idas e voltas, de continuidades e descontinuidades e estratégias políticas, religiosas, culturais. Além de um complexo sistema religioso e ritualístico, denominado pelo grupo étnico de ciência da tradição, que modela e constrói a identidade étnica, que reforça o pertencimento e que estabelece princípios da organização social. Para os Jiripankó, os eventos ritualísticos são espaços de estabelecimento de elo com o sagrado, ou seja, com os seres Encantados, que os protegem e guiam, a partir do conjunto de conhecimento da sua tradição religiosa. Meu objetivo nesta etnografia é discutir como a ciência da tradição Jiripankó é um patrimônio para o grupo étnico, e como ela está envolvida em práticas socioculturais, construídas através dos rituais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Coordenador: Yuri Franklin dos Santos Rodrigues - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
A MEMÓRIA DA CIDADE: história local, patrimônio e imagem em Palmeira dos Índios
Descrição: Perpassando pelos processos de formação histórica do município de Palmeira dos Índios/AL, a partir da junção dos povos indígenas Xukuru e Kariri; ancoramos esta pesquisa na perspectiva da história cultural, valorizando as relações com outras áreas do conhecimento e suas fontes documentais, orais e iconográficas. Nessa ótica, a pesquisa contribuiu com a difusão da noção do discurso patrimonial enquanto apelo à sobrevivência de uma tradição, de uma identidade local, regional ou nacional, onde os esquecimentos e os silêncios não anulem a função da memória.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Coordenador: José Adelson Lopes Peixoto.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
PRICEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: A memória, a imagem, patrimônio cultural e oralidade
Descrição: Projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, campus III, Palmeira dos Índios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Francisca Maria Neta.
"A GENTE FICA DOENTE SE NÃO FOR": as mulheres e o universo ritualístico do povo indígena Jiripankó
Descrição: O objetivo central dessa pesquisa foi compreender e identificar a participação feminina nos rituais das Corridas do Umbu, entre o povo indígena Jiripankó, no Alto Sertão de Alagoas; esse complexo sistema ritualístico é dividido em três partes: Flechada do umbu, Puxada do cipó e Queima do cansanção. No decorrer da pesquisa, nosso universo de pesquisa se expandiu, então passamos a examinar o ritual do Menino do Rancho, vinculado à sistemática do pagamento de promessa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Coordenador : Yuri Franklin dos Santos Rodrigues.
Número de produções C, T & A: 7