top of page
Foto de _¿.jpg
IMG-20250116-WA0058.jpg

Augusto Cesar Acioly Paz Silva

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco(2013) e Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Possui graduação em História (2002) e especialização em História Regional do Brasil ( 2004) pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor efetivo da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, ligado ao Centro de Ensino Superior de Arcoverde (AESA-CESA). Professor Permanente, vinculado a linha 03 de ensino de História do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE e professor permanente do Profhistória UFPE. Tem experiência na área de História na Educação Básica (Fundamental e Médio) e no nível Superior (graduação e Pós-graduação). Suas áreas de interesse de estudo e pesquisa são: ensino de História e Cinema, Formação de Professores e História das Instituições de Ensino Superior, História do Brasil com ênfase em História do Nordeste Brasileiro Contemporâneo, Maçonaria no Brasil, Nordeste e Pernambuco, Cultura Política, Igreja católica e relações catolicismo - Maçonaria no período republicano.

Sobre a obra...

 

A História, tanto em sua dimensão científica quanto em sua dimensão escolar, desempenha um papel relevante na construção dos debates contemporâneos sobre os diferentes cenários, fenômenos sociais e acontecimentos que impactam a vida dos seres humanos em diferentes temporalidades. Além disso, o conhecimento histórico é uma peça central para que as gerações presentes e futuras encontrem caminhos para o desenvolvimento de múltiplas interpretações e atribuições de sentido ao tempo presente. O livro representa uma fração dos estudos desenvolvidos por pesquisadores associados, na busca por compreender e discutir esses diferentes primas historiográficos.

IMG-20250116-WA0063.jpg

Alvanir Ivaneide Alves da Silva

Pós-graduanda Stricto Sensu (Doutorado) em História Social da Cultura Regional pela UFRPE e Mestra (2024) pelo mesmo programa. Especialista em Artes e Tecnologia pela UFRPE/UAEADTec e em Docência e Prática da História do Brasil pela Faculdade Focus. Graduada em Licenciatura em História (2021) pela UFRPE. Técnica em Secretaria Escolar pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (2019). Atua como pesquisadora colaboradora do Portal Clio HD. Campos de interesse de pesquisa são: História Digital, Ensino de História e Tecnologias Digitais, Museologia Virtual, Formação Docente em contextos tecnológicos e Humanidades Digitais. 

IMG-20250116-WA0059.jpg

João Henrique Lúcio de Souza

 

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (PROFSOCIO/CDSA/UFCG). Possui Especialização em Programação de Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Graduação em História pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Foi professor da AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE, no curso de Licenciatura em História, da ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OLAVO BILAC e tutor presencial do curso de História oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 2022. Atualmente dedica-se a pesquisa de doutoramento. Tem experiência na área de História com ênfase em História Regional do Brasil, Cultura, Patrimônio e Memória, Sociologia com ênfase em Ensino de História e Ensino de Sociologia.

IMG-20250116-WA0060.jpg

Wilian Junior Bonete

 

É Professor Adjunto do Departamento de História (Instituto de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. É Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, onde realizou uma pesquisa, sob orientação da Prof. Dr. Kátia Maria Abud (USP), acerca da formação da identidade e consciência histórica de professores de História atuantes na Educação de Jovens e Adultos. É mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, na linha de pesquisa História e Ensino de História, onde realizou uma pesquisa, sob a orientação da Prof. Dr. Regina Célia Alegro, acerca dos saberes históricos e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos. É Graduado em História (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atualmente é chefe do departamento de História ICH/UFPEL (2022-2024). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPEL) na linha de pesquisa: Culturas: entre ensino, linguagens e formação de sentidos. É coordenador Laboratório de Ensino de História - LEH/UFPEL, vice-coordenador do grupo de pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras (HEDUCA/CNPq), e coordenador do projeto Portal Clio HD: acervo de fontes e objetos digitais para o ensino e a pesquisa em História. É membro colaborador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH biênios: 2022-2023 e 2024-2025). Sócio da ABEH e ANPUH. É autor de diferentes artigos e capítulos de livros e organização de dossiês que abordam temas relativos ao ensino de História, a Didática da História e questões do tempo presente. Tem interesses em temas investigativos que abordam o ensino de História, saberes históricos, pensamento histórico, Didática da História, consciência histórica, Educação de Jovens e Adultos, identidade e formação histórica docente e discente. Recentemente os interesses foram ampliados para a história e suas interfaces com as tecnologias digitais, cultura digital, humanidades digitais, História Digital, fontes históricas digitais, mídias digitais e educação patrimonial.

bottom of page