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Sobre a obra...

Os indígenas da etnia Jiripankó, do Alto Sertão alagoano, no município de Pariconha, formam um grupo étnico que vive em interação com as populações no seu entorno, com as quais realizam trocas culturais. O grupo étnico vem se afirmando através das interações culturais dentro das quais compartilham conhecimentos, crenças, hábitos, valores, atitudes, códigos morais e éticos indispensáveis à criação de sua organização social. O livro apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e observações de campo que descrevem uma aldeia onde os seus componentes externam, na vivência cotidiana, as expressões ritualísticas que caracterizam seu universo religioso e o relacionam com o sentimento de pertencimento étnico. Atualmente, o grupo se afirma em torno de uma religião composta por elementos tradicionais em profunda harmonia com novas práticas e isso, ao passo que ela os aproxima, os separa do seu tronco, os Pankararu. É esse sentimento que define o Jiripankó, pois continua rama daquele tronco, mas não é dependente dele para existir.

Professor Titular na Universidade Estadual de Alagoas, leciona as disciplinas de Antropologia Cultural, Metodologia da Pesquisa de Campo, Técnica e Pesquisa em História e Os Índios na História. Coordena o Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHIAL e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em História - CLIND-AL. É Doutor (2018) e Pós doutor em Ciências da Religião (2020) Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em Antropologia (2013 - Universidade Federal da Paraíba - UFPB), Mestre em Ciência da Educação (Universidade Internacional de Lisboa - UIL). Especialista em Programação do Ensino de História (Universidade de Pernambuco - UPE), Licenciado em História (UNEAL). Tem experiência na área de História, com ênfase em História indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos indígenas, história oral, identidade, imagem e memória. Atuou como Pesquisador de Campo na Concórdia University of Edmonton (Canadá) com o projeto: For a Greater Enchantment: Memories, lmagery, Music, and Rituals of the Xucuru-Kariri from Palmeira dos lndios, Brazil, foi professor e coordenador pedagógico na educação básica, na rede pública e privada. É autor e organizador de livros, autor de capítulos de livros e de vários artigos científicos, publicados em revistas especializadas. Coordenou o subprojeto de Iniciação a Docência PIBID na área de História e o PIBIC sobre documentação e memória. 

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