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Povos indígenas e culturas subalternizadas em Alagoas
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Mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Atualmente, Professor Efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL). Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em História Indígena de Alagoas promovido pela UNEAL. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL/CNPq/UNEAL) e ao Grupo de Pesquisas em História Indígena no Brasil Republicano (GPHI-BR/UFAL). Colaborador enquanto Editor Executivo da Editora GPHIAL e Historiador na equipe técnica de salvaguarda do Acervo do GPHIAL. Desde 2017, realiza estudos acerca dos povos indígenas do Alto Sertão de Alagoas (séculos XX e XXI), sobretudo em relação a processos de formação histórica, práticas culturais, mobilizações e reconhecimentos. Interessa-se, ainda, por estudos antropológicos educacionais, com ênfase nas relações entre políticas públicas e culturas no cotidiano escolar.

Sobre a obra...

 

O livro “Povos indígenas e culturas subalternizadas em Alagoas” representa uma fração de estudos desenvolvidos por pesquisadores associados, em alguma medida, ao Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL), âmbito de reflexão e construção de conhecimentos acerca dos povos indígenas e demais populações que, apesar de peculiaridades, encontravam-se semelhantemente “marginalizadas” na historiografia e em outras formas de registros oficiais. Assim, desde meados do século XX, análises semelhantes às discutidas nos capítulos desta obra passaram a problematizar os procedimentos de construção de conhecimentos científicos e, no caso das Ciências Humanas e Sociais, ampliar o protagonismo de atores sociais divergentes de modelos tradicionais. 

Indígenas, negros, negras, mulheres, ciganos, artistas populares e outras incontáveis coletividades cujos relacionamentos desiguais com “estamentos dominantes” tenderam a reforçar processos de “subalternização”, silenciamento e resistência foram, no livro, posicionadas na condição de atores históricos de relevância, “usurpando”, portanto, o protagonismo histórico de figuras exaustivamente presentes na “História oficial” e predominantemente conservadoras, sobretudo em relação à manutenção do status quo, criticado por autores como Raimundo Faoro e Jorge A. Gonzalez.

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Doutorando em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), vinculado à linha de pesquisas: Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado a linha de pesquisas: Cultura, Poder e Identidades. Especialista em História de Alagoas pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió. Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, em Palmeira dos Índios. É professor efetivo de História e Culturas Indígenas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotado no Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI), sediado no Departamento dos Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Camponesas, Campus Intercultural Opará, em Jeremoabo. Também atua como docente no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND) da UNEAL e na Especialização Lato Sensu em História Indígena de Alagoas, ofertada pelo Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL), sediado no Campus III da mencionada instituição. É Presidente Adjunto e Editor Executivo da Comissão Editorial/Científica da Editora GPHIAL. Foi Professor Substituto no Curso de História da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns.

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Licenciado em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2013-2016). Durante o período de graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)(Linha - Cultura Poder e Identidades). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas - GPHIAL (2015 - atual). Professor efetivo na Rede Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL. Especialista em Estudos de História Local - Sociedade, Educação e Cultura (PGHL, lato sensu) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atua como professor convidado de História Geral no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Desenvolve pesquisas sobre a os povos indígenas na história, principalmente nas temáticas: Identidade, Imagem e Representação.

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