Sobre a obra...
É com grande satisfação que lançamos o segundo volume do nosso Caderno de Pesquisas em História, Cultura Política, Educação e Diferenças, uma publicação oriunda das ações e apoios que o NEHCPED, ao longo dos anos de 2021 e 2022, fomentou sejam eles através de eventos a exemplo do ocorrido no ano de 2021, que constituiu-se numa ação do NEHCPED junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, fazendo com que o nosso evento, realizado de maneira remota, estivesse inserido na Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária, em memória aos 25 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, que ocorreu durante os dias 27 a 29 de maio de 2021, e reuniu a apresentação de trabalhos e mesas de debates preocupados em refletir sobre os movimentos sociais e a educação em diferentes contextos. Tivemos a apresentação de diversas comunicações que foram fruto da inquietação de vários pesquisadores, do campo da educação e da História, constituindo-se, assim, num momento frutífero para o nosso Núcleo, o Centro de Ensino Superior de Arcoverde e a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.
Augusto César Acioly Paz Silva
Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco(2013) e Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Possui graduação em História (2002) e especialização em História Regional do Brasil ( 2004) pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor efetivo da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, ligado ao Centro de Ensino Superior de Arcoverde (AESA-CESA). Professor Permanente, vinculado a linha 03 de ensino de História do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE e professor permanente do Profhistória UFPE. Tem experiência na área de História na Educação Básica (Fundamental e Médio) e no nível Superior (graduação e Pós-graduação). Suas áreas de interesse de estudo e pesquisa são: ensino de História e Cinema, Formação de Professores e História das Instituições de Ensino Superior, História do Brasil com ênfase em História do Nordeste Brasileiro Contemporâneo, Maçonaria no Brasil, Nordeste e Pernambuco, Cultura Política, Igreja católica e relações catolicismo - Maçonaria no período republicano.
Simone Salvador de Carvalho
Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestra em Educação Contemporânea pela UFPE (2015). Especialista em Programação do Ensino de Geografia pela UPE (2003) e em Educação Profissional pelo ITEP (2007). Graduada em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada - FAFOPST (2001). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017). Professora na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) e na Rede Estadual de Educação de PE. Docente orientadora do Subprojeto de Pedagogia do CESA - Programa Residência Pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina - UFPE/ CAA. Membro da Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher - AESA. Membro da Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura Política, Educação e Diferenças na AESA, coordenando o GT de Educação do Campo. Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo - NUPEFEC. Membro da DATALUTA ? Banco de Dados da Luta pela Terra. Filiada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Possui interesse em orientar pesquisas e atua nas áreas de Educação do Campo, Educação e movimentos sociais do campo, Feminismos - com ênfase no Feminismo Latino-americano, Educação e Feminismo Popular Camponês.