top of page

Sobre a obra...

O catálogo Caminhos das Artes Populares Potiguares: poesia da existência, tradições e memórias é parte do projeto Cultura Popular Potiguar: identidade, pertencimento e desenvolvimento local, financiado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura-MINC, através de emenda do ex-senado da República Jean Paul Prato.

Objetivo deste material é valorizar o ethos criativo popular das entranhas de nosso Estado, de todas as regiões, contabilizando um total de 170 singularidades mapeadas, distribuídas em 47 municípios, sendo resultado da pesquisa museológica protagonizada pelos/as agitadores/as culturais que integram o estafe de colaboradores/as que, há 20 anos, reúne objetos de arte, georreferencia, detalha, classifica e se preocupa em dar eco a tantas vozes silenciadas pelas estruturas arcaicas da sociedade capitalista que ainda veem as manifestações de artes do povo como menores ou de qualidade duvidosa.

Artesãos, artistas, pesquisadores e estudiosos da cultura popular do RN agora podem contar com um material substancial, de rica proposição e relevância, mostrando a transformação e a capacidade de “Ser-tão”, como nos ensinou João Guimarães Rosa, ser-tão: potiguar, com cores, cheiros, sabores, com vida e identidade próprias.

Pós-Doutorado em Letras, área estudos literários, Universidade Estadual de Londrina-UEL(2020-2021). Doutorado em Letras, área estudos literários, Universidade Estadual de Maringá-UEM(2016-2019). Mestrado 1 - Letras, área de estudos literários, Universidade Federal da Paraíba-UFPB(2000-2003). Mestrando 2 - Museologia, área museologia e desenvolvimento social, Universidade Federal da Bahia-UFBA(2021-2023). Licenciado em Letras Vernáculas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN(1994-1998). Diretor do Sistema Universitário de Museus, com foco em cultura popular alagoana (Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos/Ilha do Ferro, Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva/Campus V da UNEAL e Espaço de Memória Indígena Alagoana Geová José Honório da Silva/Campus V (2017-2021). Atualmente, é professor titular de Literatura Portuguesa, Brasileira e de Teoria da Literatura do Campus V, União dos Palmares-AL. Tem experiência na área de Letras e Museologia com ênfase em Estudos Literários e Museologia Social.

bottom of page